terça-feira, 28 de junho de 2011

Formiga

Gostaria de saber o que as formigas dizem umas para as outras quando se encontram.
Muita gente gostaria.
Há quem pense que elas dão beijinhos, só.
Outras aproveitam o tema para reclamar que os pés formigam. Imagino que seja de frio, mas pode ser por imobilidade.
Parece que ninguém sabe, mas todos sabem que elas cochicham algo...
Já fizeram até piadinhas:
Uma encontrou a outra e perguntou:
- qual é o seu nome?
- Fu.
- Fu o quê?
- Fu-miga.
- E você?
- Ota.
- Ota o quê?
- Ota-Fumiga!

Contei para minha caçula, interpretando e tudo. Ela riu um riso educado: ah mãe, eu já li na Recreio!
Fiquei no sol aquecendo o corpo gripado e tentando decifrar o que diziam as formigas quando se encontravam.
Um grupo de quatro estava ocupado em carregar uma abelhinha morta para o formigueiro.
Dora, minha gata, ronronando de um vaso a outro, esperando mais do sol, mas nada mais da vida a não ser aproveitar sua existência de gata.
Posso pensar que as formigas reclamam do trabalho no inverno, quando já deveriam estar curtindo o show da cigarra.
Imagino que há que ter uma que inveje a rainha e que a mal diga sempre que é possível.
Há também as preocupadas que devem perguntar para as que vem se deixaram os bebes bem e se vão apressadas.
Eu não me importaria em ser formiga por um momento e perambular por aí, no sol de inverno que aquece nossos corações.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.