quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Minha boneca de casaco

Nunca fui uma menina de bonecas. Mas tive bonecas e bonecos.
Lembro-me especialmente de uma delas, apesar de não me lembrar do seu nome.
Deve ter tido um, mas não me lembro.
Lembro-me do cheiro de novo ao sair da caixa.
De seus lindos olhos azuis que abriam e fechavam e me olhavam tão profundamente.
Devia ter medo de mim. Medo de que eu cortasse o seu cabelo comprido. Os cabelos eram castanhos, lisos, com a franja mais linda que já vi.
Não era uma boneca de ninar. Era uma criança saudável, não era uma boneca bebê.
Tinha um vestido rosa de listras brancas, sem mangas, com uma cola redonda, recortada na frente.
Um barrado branco e uma margarida delicadamente aplicada, em feltro.
Era a minha boneca. Guardei tantas coisas inúteis, onde será que ela foi parar?
Vive tão perfeitamente em minha memória que posso sentir seu cheiro e tenho a impressão de que pode se materializar se eu fechar os olhos.
Sempre tive frio. Sempre tenho frio. E quando criança queria cobrir tudo e recolher pedras e latas velhas e protegê-las do frio e da chuva.
A minha boneca, em seu vestido tão elegante, não podia simplesmente ser enrolada em um pano ou em uma meia qualquer.
Foi então que a mágica se deu.
A minha irmã Lucia costurou para ela um casaco!
Costurou, na máquina de costura da minha mãe! Um casaco de flanela azul. Da altura do vestido para não comprometer a elegância dos sapatinhos pretos e das meias 3/4 branca.
Com retalhos brancos fez um punho, bolsos e uma gola.
Até hoje me impressiono com a habilidade para costurar peça tão pequena, tão caprichada, tão bonita, tão cheia de detalhes!
Ela era uma mocinha cheia de coisas mais interessantes para fazer, mas dedicou uma tarde de um sábado ou um domingo talvez, me fazendo um presente que a faz presente em minha vida em todos os momentos, mesmo naqueles em que não estou pensando nela.
Teceu mais do que um casaco de boneca, teceu um elo de amor que me protege daquele frio que às vezes invade a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.