quarta-feira, 11 de maio de 2011

Bandido

Temos medo de bandido.
bandido. S.m. 1. Salteador, malfeitor, facínora, bandoleiro. 2. P.ext. Pessoa sem caráter, de maus sentimentos.
Ontem vi alguns bandidos.
Dirigia tranquilamente, ouvindo meu programa de esportes favorito quando sirenes, luzes, buzinas interceptaram meu caminho.
E ele foi cruzado por um camburão. Depois outro.
camburão. S.m. Bras. 1. V. tintureiro (4). 2. Vaso onde os presos, na faxina, transportavam matérias fecais.
O dicionário Aurélio não menciona que é um carro que transporta bandido.
Mas acho que já entendi de onde veio o apelido.
Nunca nos lembramos das origens dos apelidos.
Ou melhor, quando não é um apelido carinhoso, não queremos nos lembrar.
O fato é que fiquei ali com o pé no freio esperando aquele desfile passar.
Um desfile acelerado, sem recuo para a bateria, algemas como alegoria e nenhuma alegria.
Os homens amontoados e chacoalhando na curva já foram bebês. Aprenderam a andar. Fizeram gracinhas, deram os bracinhos.
E depois foram por aí.
Quase pude adivinhar olhar de deboche, olhar perdido, olhar assustado, olhar acovardado, olhar desafiador.
Cada um com a sua dor, amontoados em um camburão.
Cada um com a sua história. Com começo, meio e talvez sem fim.
Temos medo de bandido.
Mas aqueles estavam protegidos do meu medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.