segunda-feira, 23 de maio de 2011

Meu livro - primeiros passos

Esse é o título do último post do blog de Antonella (http://antonellanews.blogspot.com) - que está dedicada à produção de seu livro. Ainda sem nome, mas bastante promissor.
Gosto da dedicação com que ela trabalha, da certeza com que encara seu futuro, da expectativa e prazer que alimenta com os trâmites da publicação.
Para mim é um aprendizado que nenhuma escola, nenhuma cadeira consegue ministrar e eu tenho obrigação de passar com louvor. Alguns trechos do post:

Bom, pra escrever um livro ou desenhar uma história em quadrinhos, a primeira coisa que se deve fazer é criar o(a) protagonista. Depois, tem que definir a história e bolar um roteiro. As ideias realmente boas vem em dois momentos: quando se está muito concentrado ou quando se está bem distraído. Não tem essa de estar distraído e tentar ficar bem concentrado no momento seguinte.
Ok, temos o(a) protagonista e um esboço dos fatos da história. Segunda coisa: hora de criar os amigos inseparáveis do(a) protagonista. Um exemplo, na minha história, o protagonista é Hakem. Assim, veio em seguida a menina conhecida como Johara, aquela garota brincalhona que nunca abandona o amigo. Depois disso, veio Yuki. Mas antes de Yuki, veio Thibaut. Yuki era, no início, uma personagem secundária. Era uma ponte para ligar os fatos da história de Hakem e da história de Thibaut. Certo... acho que é isso.
Terceira coisa: precisamos de um vilão. Thibaut não foi criado para ser o vilão logo de cara. Mas as coisas mudaram um pouco...

... Depois disso vem mais personagens que tornam a trama mais envolvente.
Vejamos Leroy, o furão falante, pode ser comparado com outros animais falantes de vário desenhos, livros e filmes. Mas ele é único, porque é valente e convence todo mundo, dizendo que pode fazer algo perigoso...

Não é um primor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.