quinta-feira, 9 de abril de 2009

Augusto dos Anjos vs. Fábio Junior

Entro na sala correndo e...
- mãe eu posso...
- fica quieta um pouco, é o último capítulo da novela!
- mas amanhã...
- sossega um pouco, só um pouco!
Sento para assistir. Último capítulo sim me interessa. Alguns vão presos, outros ficam loucos, nascem bebês, muitos se casam, alguém fica tristemente só. Todos os nós vão se desfazendo aos poucos.
Era fevereiro de 1980. Estava sentada mas não exatamente quieta até que uma cena me perturbou.
Dinah Sfat pilotando um avião, era Paloma Gurgel.
Os Gigantes, de Lauro César Muniz.
O que me perturbou não foi Dinah. Não foi seu nome Paloma. Não foi o fato de ela, uma mulher, pilotar um avião.
O que me perturbou foi a trilha sonora que não era bem uma trilha, mas uns versos.
Uns versos que fui desesperadamente tentando me lembrar e anotei algumas palavras:
...ninguém assistiu ao formidável enterro de tuas quimeras...
acostuma-te a lama que te espera...

E que versos eram aqueles? De quem?
Não me lembro se olhei os créditos. Perguntei a todo mundo da sala. Nada.
Naquela época o último capítulo era reprisado no sábado. (Ainda é?)
E no sábado, lá estava eu, em plena adolescência, caderninho na mão, esperando a cena.
Essa era a vida sem internet.

Anotados os dados, mais precisos possíveis, segunda-feira, depois da aula, rumo a biblioteca.
Ah e não demorou nada para eu encontrar, com a ajuda da "dona" da biblioteca, tudo o que eu precisava saber.
Augusto dos Anjos, nascido em 20 de abril, morto aos 30 anos de pneumonia, descrente do amor, paraibano, métrica rígida e os meus versos: Versos Íntimos.

Saí da biblioteca, final de tarde bonita, extasiada. Dei de cara com uma multidão de garotas como eu.
Intrigada perguntei ao Segurança da Biblioteca o que estava acontecendo e ele me olhou como se visse alguém de outro planeta, mas foi generoso na explicação:

- Aquele ali é o Hotel mais chique da cidade e lá está hospedado o Fábio Júnior, vai fazer show! Essas meninas querem ver ele (sic), tirar foto, ganhar autógrafo. A entrada é ali, mas a janela do quarto dele é desse lado aqui.

Agradeci. Sai andando apressadamente e desci cinco quadras para depois virar a direita, subir mais três, voltar as cinco que havia caminhado em direção contrária até pegar o rumo da minha casa, que já era bem longe sem esse desvio.
Mas não pensei em nada disso.
O que me perturbava, o que me desestabilizava era pensar que alguém, qualquer um que me visse por ali, me tomaria por uma tiete de Fábio Júnior. Coitado. Ele nunca soube disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.