quinta-feira, 16 de abril de 2009

O documento dos documentos

Fiquei um tempo com a carteira de habilitação vencida, não fui pega, mas teria sido uma grande dor de cabeça. Por favor verifiquem seus documentos.
Não há como programá-los para nos avisar dessas burocracias com alguns dias de antecedência, como fazemos com nossos celulares, nossas agendas.

Tenho dois números válidos de RG.
Nunca usei para fazer nenhuma bobagem, mesmo tendo acabado de ver Os delírios de consumo de Becky Bloom e a história é simples.
Morava em Recife e perdi o meu RG tentando atravessar a avenida em pleno carnaval para chegar a praia (quem vai a praia com um trio elétrico passando?) e precisei de uma segunda via.
Surpresa... O sistema não era unificado e cada estado tinha a sua numeração. Segunda via só em SP ou um número novo. Número novo, mais prático.
De volta a São Paulo e ainda sem ter decorado o número novo começando com 3 quando o meu original começa com 16 não resisti, tirei uma segunda via. E guardei o pernambucano de recordação.

Hoje, depois de tanto tempo, tirei um documento para o meu documento.
A comprovação de que estou em dia com a Justiça Eleitoral.
Não votei no Plebiscito das Armas. Não por desobediência civil, não, estava embarcando para a Argentina, a trabalho.
E me pergunto: custava muito ter um posto de votação ou justificação lá no Aeroporto? Espaço não falta!
E pensa que a coisa é simples? É, na opinião deles.
Por isso, verifique seus documentos. Se não votou vá ao Cartório Eleitoral e eles emitirão um boleto para pagamento da multa. No meu caso, R$ 3,75, não digitei errado não, três reais e setenta e cinco centavos. Não vamos falar sobre o valor do estacionamento. Pense na vantagem que é poder pagar isso pela internet!
Depois de pago, volte lá e receba o documento que comprova que o seu documento está em dia.

Será que tenho certidão de nascimento? Ou ela foi dada em garantia do recebimento da certidão de casamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.