quarta-feira, 10 de junho de 2009

Impossível controlar

Algumas lembranças guardamos em caixinhas e sinalizamos com avisos para NÃO ABRIR nunca mais.
Mas é impossível controlar. Acidentes acontecem. Corpos ao mar. Encontramos velhos e queridos amigos para um almoço. Só falamos do presente, mas mesmo assim, a lembrança está lá. Pulando como louca para vir à tona e então, é melhor exorcisar.

Morávamos em Recife. Ele, ela e eu.
Ele fez um novo amigo e um sábado à tarde nos levou à casa dele para nos apresentar.

Ele, ao entrar na sala, olhou espantado para uma fotografia sobre um aparador meio empoeirado e disparou:

- nossa, quem é essa mulher? eu sonhei com ela, sonhei não, tive um pesadelo, eu nadava e ela me puxava pra baixo, eu segurava em seus cabelos mas ela era mais forte que eu e sempre me puxava pra baixo! caramba, quem é ela?

Foi uma situação perturbadora.
A mulher da foto nos olhava como quem pede silêncio e seus cabelos negros emolduravam um rosto quase pálido, nem bonito nem feio.

O novo amigo disse meio sem jeito:

- é a minha mãe, mas ela já morreu, ela morreu afogada

Ninguém sabia muito bem como continuar o assunto e não me lembro como foi que nos livramos dessa conversa esquisita.
No dia seguinte, quando fomos a praia, o assunto não saia das nossas cabeças e ela e eu tentamos impedi-lo a todo custo de entrar no mar!

- debochado, ignorou completamente todas as recomendações e ainda me espezinhou:
- pelo que me consta fumacinha (era assim que me chamava) é você quem não sabe nadar!

E lá foi mar adentro nos afrontar. E nadou naquele dia e por muitos outros.
Um ano depois, esquecido o assunto, morreu afogado em uma lagoa que praticamente dava pé para quem nadava tão bem.
Ela estava com ele e nada pode fazer.
Eu dançava tanto amar de Chico Buarque cantada por Ney Matogrosso ensaiando uma coreografia que nunca dancei e não ouvi nenhum chamado.
Era uma festa de final de ano da turma da faculdade, já em São Paulo, no interior de São Paulo, sem mar, sem foto, quem poderei lembrar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.