quarta-feira, 17 de junho de 2009

Observatório

Sou uma observadora de pessoas.
De diferentes tipos, em diferentes situações.
Gente é coisa incrível.
Caminho apressada pela rua e ela caminha sossegadamente à minha frente.
Calça jeans, jaqueta jeans de gosto duvidoso, tênis.
Insiste em manter os braços erguidos ajeitando o cabelo no alto, um irracional rabo de cavalo que não vai parar porque não tem nada além dos dedos para prender.
E esse gesto me deixa ver um pedaço da calcinha.
Tão infantil em seu elástico macio, amarelinha de florzinha.
Quando a calçada me deixa ultrapassá-la não resisto em olhar para trás para ver que rosto tem aquele cabelo teimoso. Não tem mais do que 16 anos e anda por aí mais inocente do que sequer imagina!
E em contraponto, me misturo com o grupo de homens engravatados, ternos mal cortados que impõem um peso maior do que a idade que muitos devem ter.
Falam de negócios, entremeados com palavrões.
Porque falam tantos palavrões? Todos parecem agitados e se eu pudesse recortar a cena e inserir num ambiente de bolsa de valores, poderia parecer uma cena em slow motion.
Mas para um observador de gente, nada melhor do que enfrentar a fila da Caixa Economica Federal. 2 caixas. Um homem e uma mulher. Ela, quase inexistente em suas idas e vindas.
Ele, interrompe uma operação e pergunta ao homem que está atendendo:
- alguém está chorando? Porque ouvira um burburinho e alguém rindo. Rindo, não chorando. Mas quase levantei a mão para responder:
- não estou exatamente chorando, mas posso começar a qualquer momento aqui esperando
Quando avança um, uma senhorinha se aproxima e se coloca na fila preferencial, já que é uma senhorinha.
Sim, acho que eles merecem atenção especial porque são mais velhos, mas também por isso têm mais tempo para esperar. Uma fila com cadeiras poderia ajudar. Mas a patrulha do politicamente correto já está de olho em mim, melhor mudar de assunto.
Gente. Observar pode nos ensinar muita coisa, mas também corremos o risco de esquecer outras tantas.
Gente. S. f. 1. Quantidade maior... 2. Determinado número de... 3. Número indeterminado de... 4. gênero humano... 5. O ser humano... 6. Habitantes de determinada... 7. Partidários ou sequazes... 8. Família ou... 9. Mil. Força armada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.