segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Caronas

Sempre tenho assunto. Às vezes para escrever aqui não exatamente, me fogem as palavras, uma ideia quer se sobrepor a outra. Muitas vezes uma história fica chateada porque ainda não foi contada e outra não me desculpa por ter sido assim, aberta sem maiores cuidados.
E talvez por isso eu me pergunto: quem são os caronas que dormem nos carros dirigidos por outrem?
Faço um longo trajeto e não posso deixar de observar um motorista entediado, com olhar fixo na frente, mas que nem sempre é atenção, é pura falta de opção.
O carona dorme em poses variadas.
Muitos com fones de ouvidos. Outros com a cabeça apoiada no vidro, a boca amassada sorrindo torto para mim.
Travesseiros improvisados. Óculos escuros ocultando a pestana caída.
Eu teria tanto assunto! Reformaria uma casa inteira.
Discutiria a última rodada do campeonato.
Pensaria em nomes para a reinauguração da farmácia.
Contaria uma tirinha do Calvin. Pensaria na próxima produção de Garfield.
Listaria alguns livros que ainda não li.
Contaria um causo da minha infância.
E faria perguntas, claro. Não estamos falando de um monólogo.
E observaria as respostas do interlocutor conforme o assunto. E mudaria de tema se não tivesse eco e aprofundaria o tema se percebesse entusiasmo.
Mas jamais dormiria enquanto alguém dirige para mim, por mim, comigo no carro.
Apesar de conhecer gente que paga para o carona ficar calado.

É, isso dá outro texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.