terça-feira, 11 de agosto de 2009

Não me livro de certos preconceitos

Por mais que eu tente me afastar de pensamentos que deixam a cena cinza, eu não consigo.
Já escrevi em outra ocasião que a beleza da mocinha que faz a minha unha é uma beleza tímida, sempre encolhida sob sua postura ingrata durante o trabalho.
Mas tem um riso largo, um humor delicado e uma postura tão tranquila diante da vida.
Não tem mais do que dezoito anos e as vezes comenta: é, quando fiquei grávida, tive medo do meu pai, mas ele me surpreendeu, me tratou tão bem! e minha filha já vai fazer dois anos...

Em outra ocasião: fui fazer um curso e não sabia direito como voltar pra casa, à noite, peguei ônibus errado, o crédito do celular acabou, não consegui falar com minha mãe, minha avó me salvou, foi me buscar na Faria Lima, nem tinha mais ônibus, passava da meia noite, meu marido estava desesperado...

Ainda é tão da primeira familia que avó, mãe, pai, sempre vem primeiro que o marido... É uma criança!

E onde entra o preconceito?
Dia desses me disse: bom, agora vou fazer vestibular, preciso entrar na faculdade, queria fazer estética, algo assim, mas só tem em Santos, não dá, preciso estudar de manhã porque trabalharei a tarde e a noite e então, vou fazer Engenharia Civil

Eu e minha arrogância, eu e meu medo, eu e minha descrença quase caímos das pernas.
Engenharia civil?
Arrogância: por que não?
Medo: os números me assustam, me espreitam eu quero sempre transformá-los em palavras, mas há pessoas que se dão muito bem com eles, e graças a deus elas existem, assim sobrevivo!
Descrença: será que ela passa no vestibular?

Sim, passou no vestibular e hoje foi o seu primeiro dia de aula.
Ela nem imagina o quanto eu estou orgulhosa. Da sua coragem, da sua confiança, da sua fé no futuro, do seu jeito simples de encarar a vida.
Tão simples. É, serei mais enfática ao demonstrar minha alegria na próxima semana, quando eu me encontrar com ela, animada para saber como foi a primeira semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.