segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Antes da internet e de suas atualizações

Conheci uma mulher que fez diferença na minha vida.
Enxergou em mim um lado business e me fez ver que eu poderia ser feliz trabalhando em algum assunto que não fosse teatro, dança.
Acho que eu nunca disse isso a ela e agora já não posso mais, mas contar uma parte de nossa história pode ajudar.
Algumas pessoas carregam, além da alma, uma definição dada por outrem: preto, japonês, mulato, branquelo, sardendo, gay, mulher, judeu e por aí vai.
Ela carregava duas dessas palavras mas de forma tão leve, tão bem humorada, que foi uma lição e para sempre será.
Quando sorria suas bochechas formavam covinhas. Em uma mulher já grisalha, era divertido.
Mas, voltando à história da precariedade das atualizações antes da internet, vamos ao expediente usado por nossa personagem.

Estávamos trabalhando, concentradas em questionários, desenhos de amostras, sorteio de quarteirões, escala de equipes, cotas, e ela, dona de tudo, inclusive de seu tempo, passando uma agenda de telefones a limpo.
Anotando cuidadosamente nomes, telefones e endereços.
Ora perguntando a um ora perguntando a outro sobre fulano e beltrano.
Em dado momento, pegou o telefone, discou um número e disparou:

- ah, alô, por favor, fale-me um pouco de você, tenho seu nome e telefone na minha agenda, mas realmente não consigo me lembrar

e depois de um tempo

- ah, que ótimo, e você está bem?

Em tempos atuais essa conversa jamais teria existido. Os dados seriam passados de um chip a outro, sincronizados com os computadores, atualizados automaticamente pelos modernos sistemas que não nos deixam anônimos de maneira alguma!
Em tempos de trotes sobre sequestros relâmpagos essa conversa jamais teria existido. Ninguém responderia tal tipo de abordagem!

Ficamos olhando, ouvindo o telefonema nada particular, rindo, uma verdadeira cena, comédia de costumes, crônicas de uma cidade, de uma cumplicidade e de uma simplicidade que não se recupera mais.
Obrigada Ruth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.