quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pertinácia exagerada

teimosia. s.f 1. Qualidade, ação ou procedimento de teimoso. 2. V. teima. 3. Pertinácia exagerada. [Sing. ger.: teimosice.]
É uma característica minha. Ora funciona para o bem, porque teimo conceitualmente sendo persistente no que acredito, no que busco e ora funciona para o mal. Não dá certo, perco tempo, irrito pessoas, irrito a mim mesmo.
Brincava no quintal quando tinha uns 11 ou 12 anos e minha mãe me chamou e pediu que eu fosse ao armazém comprar arroz.
Era assim, as crianças faziam pequenos serviços domésticos, pequenas compras, e os pais nem mesmo liam textos em revistas sobre psicologia da educação infantil e tudo funcionava muito bem.
A compra era feita em um armazém e tínhamos uma caderneta onde tudo era anotado e pago no final do mês.
O pacote de arroz não era exatamente como os que conhecemos hoje, de cinco quilos em embalagens plásticas, reforçadas, com marcas e posicionamentos.
Comprávamos a granel, um, dois, três, quatro, cinco quilos, quantos fossem necessários e eles vinham em sacos de papel pardo.
Nem tão resistentes assim, mas brilhantes, macio ao tato.
Eu fui, mas apesar dos protestos da minha mãe eu fui de bicicleta. Umas 3 quadras, nem isso!
teimosia. s.f 1. Qualidade...
É claro que ao voltar, na última curva para chegar em casa, quase em frente do portão o saco foi ao chão e o arroz esparramou-se pela calçada.
Plasticamente um espetáculo bonito.
Tive que recolher. Minha mãe aproveitou um pouco.
A conversa que tivemos sobre isso foi bastante reservada e correu sob sigilo por isso não posso publicar ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.