quinta-feira, 22 de abril de 2010

Desejos

Outro dia, ouvindo no rádio o meu programa de esportes, acompanhei a preocupação dos jornalistas sobre a situação perigosa da África do Sul para o mundial. Um jornalista que teve a bagagem roubada no trajeto que ela faz entre a aeronave e a esteira do aeroporto. Outro, ou o mesmo não sei, que foi assaltado nove vezes no mesmo dia.
Ouvia, mas não pensava até que um deles disse: eu ainda acho que a copa não vai acontecer. Sabe como quando somos crianças e em vez de estudar para o exame ficamos torcendo para a professora morrer?
E aí eu pensei: caramba, mas não podia ser algo mais simples, do tipo uma nevasca? Mesmo em um país tropical? A professora morrer já é demais.
Sempre nos excedemos em algumas situações para aumentar a dramaticidade. E era apenas isso o que ele estava fazendo.
E então, mergulhei nas minhas histórias de soluções mágicas para problemas bem reais.
Lembro-me de imaginar planos de como situações inusitadas poderiam me salvar de apuros, mas não me lembro com detalhes e entristeci.
Parte da minha história se foi.
Já bem mais velha, quando saia da escola em noites frias e precisava esperar o ônibus, desejava muito que meu namorado aparecesse em seu carro novo para me pegar.
Mas que carro? Se não tínhamos nem carteira de habilitação?
Prova, nevasca.
Apresentação na frente de trezentas pessoas, queda de energia.
Encontro com cliente novo vindo da África do Sul, alagamento em São Paulo.
Algumas coisas eu nem dou conta de imaginar.
Um dia desses, várias reuniões agendadas, caiu uma árvore em frente ao prédio. Todas as reuniões canceladas. Já faz mais de um mês e ela ainda está lá, recolhidinha, encolhidinha na calçada, envergonhada diante das companheiras que resistiram ao vendaval. Humilhada.
Reunião remarcada, o comentário:
- olha, a árvore ainda está aí, você não estava me dando uma desculpa para não ter a reunião e caiu na gargalhada
- é, na verdade eu pedi à prefeitura que a deixasse ali até você vir, mas agora que ela está tão seca, vou pedir que deixem para que façamos uma fogueira de são joão, vai ser uma fogueira linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.