quinta-feira, 15 de abril de 2010

A macaca

Para algumas meninas os pais são heróis tão perfeitos que nada de ruim se supõe que pode vir deles.
Comigo se passou isso.
Eu sempre dando de ombros para as coisas não tão boas do meu pai, e aquele hum característico da minha mãe, o máximo que ela conseguia expressar de sua desaprovação. Tão consciente de que nada me poria contra meu pai. Tão boa a minha mãe.
E o mesmo se deu com meu avô Augusto e não se deu com meu avô Mário porque não o conheci, mas ele também era perfeito.
Muitas vezes pensei em guardar essa história horrível de meu avô Augusto só para mim. Dói manchar a biografia do bom italiano. Mas tenho que resgatar histórias. Não posso me furtar.
Moravam em uma fazenda.
Minha tia Helena, muito vaidosa, penteadeira cheia de cremes, pó arroz e batons!
Uma janela ampla, que deixava o quarto iluminado, uma janela baixa.
Uma grande árvore fazendo sombra em toda a frente da casa.
E uma macaca que achava mais divertido aproximar-se das coisas humanas do que das coisas da mata.
Uma macaca bicho, uma macaca de verdade.
Ela roubava alguns ovos, chuvapa e no alto da árvore, diante das mulheres atarantadas da casa, exibia sua boca amarela, fazendo ruídos de quem estava zombando.
Mas eram tantos ovos produzidos ali que mais achavam graça do que qualquer outra coisa.
Porém, um dia, a macaca descobriu a janela aberta e a penteadeira repleta de minha tia Helena.
Começou a roubar batons. Passava na cara toda e ficava lá, na árvore, fazendo fusquinha para minha irritada tia Helena!
Pois foi então, que de tanto a mulherada reclamar, meu avô Augusto preparou a espingarda e ficou alerta para mais uma traquinagem.
Não demorou muitos dias para a tal macaca aparecer. Seu Augusto não se apiedou, mirou e derrubou!
Dizem que ela mostrou um macaquinho, um filhote, na esperança de que ele não atirasse, mas isso eu já não sei.
No fundo, no fundo, as mulheres deviam ter maneirado com as reclamações e então, eu não teria essa coisa horrível para contar de homem tão bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.