segunda-feira, 31 de maio de 2010

Coisas de cinema

Minha primogênita ainda não tinha 2 anos quando recebi um convite para a pré estréia do filme infantil Rugrats. Ponderei e resolvi levá-la, já que era uma sessão especial, as 10 da manhã, só para convidados, ideal para observar o seu comportamento.
Encantada com o universo, assistiu o filme inteiro com pequenos comentários, sem pedir água, banheiro, mamadeira ou qualquer outra coisa.
Eu fiquei orgulhosa da minha pequena. Será que é assim que nasce um cinéfilo?
Na saída mostramos cartazes de outros filmes infantis que estavam em exibição e seguimos o curso de nosso primeiro final de semana com cinema na programação.
Na semana seguinte, quase dez da manhã, ela me puxa pela manga e começa:
- vamos, quelo ver "apantis"
Demorei a entender, mas compreendi. Ela queria repetir o sábado anterior indo ao cinema e queria ver Atlantis, o filme infantil que eu tinha mostrado no cartaz.
Consultamos rapidamente a programação e estava passando só no Jardim Sul, com uma sessão em uma hora. Voamos para lá. Uma sessão normal, compramos ingresso e, mamadeira a tiracolo, assistiu o filme inteirinho, sentada em sua cadeira, com cadeirinha para ajudar na altura, como quem sempre estivesse estado ali.
Um mundo novo se abriu e desde então não se perde um lançamento, uma pré estréia, com direito a todo o universo que o envolve: bonecos dos personagens, dvds, livros de onde as histórias se originaram e por aí vai.
Quando a caçula nasceu, esse mundo não foi nenhuma novidade.
Não temos o hábito de formular a famosa pergunta: o que vai ser quando crescer?
Até porque, uma das muitas crianças espertas que existem por aí já respondeu com muita propriedade: vou ser gente grande!
Mas é inevitável que se faça e gosto de ouvir as respostas sem o ônus de gerar essa expectativa, essa ansiedade.
Ao ser indagada, por volta dos 4 anos, o que seria quando crescesse, minha pequena respondeu categórica:
- vou trabalhar no cinema
- ah, vai ser atriz
Mas quase ofendida retrucou imediatamente:
- não... vou mandar na atriz, vou fazer o filme
E entendi que ela ainda não sabia uma palavra: cineasta.
Carrega isso em seu discurso até hoje. Escreve histórias que diz que filmará, inventa personagens, cria cenas, dirige nossas falas durante o jantar. Assiste trechos de filme sem som enquanto ouve uma música no fone de ouvido para "encaixar" a cena, cria finais diferentes para histórias consagradas. Reconhece a voz dos dubladores: ah, essa voz é a mesmo do...
Usa fragmentos dos textos para inserir em suas conversas desde muito pequena.
Antes mesmo dos 5, ao ser mandada sentar e pensar sobre uma traquinagem bradou:
- Justiça!
E não era senão Esmeralda, a cigana do Corcunda de Notre Dame, bradando em cena comovente!
Está crescendo a minha menina.
Ontem, no café da manhã, eu comentava sobre um problema do cotidiano e ela filosofou:
- Olha, encare a vida como se fosse um filme. Se algo der errado é como se o diretor dissesse: corta, isso não está bom!
E, percebendo que meus olhos se encheram de lágrimas, tentou me fazer rir:
- Meu nome pode ser meio esquisito, como o do Naruto, mas um dia vai estar nas telonas, na abertura de um filme!
Não quero cortes, está bom assim, mesmo que tenha um final diferente, agora, está muito bom assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.