segunda-feira, 3 de maio de 2010

Vai catar coquinho

Se alguém disser isso para mim hoje...
Sou capaz de dar um beijo na testa segurando firme essa cabeça sábia e sair correndo.
Eu adorava catar coquinho. Eu ainda adoro catar coquinho.
Daquela árvore nem tão alta, mas nada baixa.
De copa larga. De galhos fortes, que se fosse em meu quintal seria um braço forte segurando um balanço.
Folhas verdes, largas. Coquinho amarelinho, mordido vermelho, caroço ao sol, castanha.
- você gosta disso? a minha mãe não me deixa comer
- a sua mãe deve estar certa, não deve fazer bem pra você
- mas e a sua mãe?
- a minha mãe me diz que se eu lavar muito bem eu posso comer
- e você lava?
- eu lavo, eu pego a bacia de plástico, abro a torneira do tanque que tem água forte e lavo tudo bem lavado, depois eu sento na escada e como
- e não dá dor de barriga?
- não, só se eu ficar com vontade e não comer, aí dá dor de barriga
Agora, tantos anos depois, eis que no caminho da minha casa tem uma árvore dessas.
A calçada repleta de coquinhos. Acho que no final de semana vou fazer um passeio mais longo com meu cachorro e com minhas crianças, passear pelo bairro, brincar de catar coquinho!
E para dar um ar cultural posso ir dizendo para minha turma:
- Nome Popular: Chapéu-de-sol, Sete-copas, Amendoeira, Amendoeira-da-praia, Amêndoa, Amendoeira-brava, Amendoeira-tropical, Guarda-sol, Noz-da-praia, Terminália, Amendoeira-da-índia, Amendoeira-do-pará, Anoz, Árvore-de-anoz, Árvore-de-noz, Cuca, Castanhola, Guarda-chuva, Chapéu-de-praia, Amendocira... Os frutos são drupas elipsóides, de cor verde quando imaturos e amarelo a vermelho quando maduros. Cada fruto contém uma semente dura, com amêndoa comestível e muito apreciada na culinária da Índia.

B´ora catá coquinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.