sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vera

Uma das brincadeiras mais divertidas da minha infância chamava-se Vera.
Não sei como o nome surgiu, mas eu me chamava Vera e, minha irmã caçula, que na brincadeira continuava sendo minha irmã, também se chamava Vera.
Não desgosto do nome, mas naquela ocasião era um nome comum. Será que era uma catarse porque eu não gostava de me chamar Lusia e achava o nome de minha irmã caçula, Laís, o nome mais lindo do mundo?
Será que era uma maneira de igualar essa desvantagem?
Não sei. Mas também, nem quero saber. O que era divertido é que Veras podiam ser qualquer coisa.
Vamos brincar de Vera loja? Sim!!!
E, rapidamente, montávamos uma loja tirando roupas, bolsas e sapatos de seus abrigos e uma de nós era a vendedora e outra a compradora.
Feita a compra:
- tchau Vera, tchau, obrigada, ah, foi um prazer Vera
Outro dia, tarde chuvosa: vamos brincar de Vera viagem? Vamos!!!
Arrumávamos umas cadeiras em forma de trem no meio da sala e nos sentávamos para conversar como quem teria um longo trajeto pela frente. Em dado momento:
- Vera, vou ao vagão restaurante, quer alguma coisa?
- Ah Vera, traz um suco, umas bolachas...

E lá ia eu para a cozinha arrumar um lanchinho.
E Vera noiva? Usávamos pedaços do véu do berço da pequena, uma relíquia que minha mãe nos deu e desfilávamos pelo quintal. Ora entrando na igreja, ora na passarela, e ora entrando correndo, envergonhadas do vizinho bonitinho estar espiando a brincadeira.
A única lembrança triste que tenho da nossa singela brincadeira de Vera é que um dia, meu tio Delfino tinha chegado para passar uma temporada conosco e não conhecia a brincadeira.
Ao ouvir minha mãe chamando por mim e por minha irmã ele respondeu:

- acho que elas estão brincando com uma amiguinha, a Vera...

Meu tio Delfino não podia ver, nunca pode, não com os olhos.
Contamos a ele sobre a brincadeira e ele se divertiu, balançou a cabeça, as mãos. Eu me balanço como ele até hoje, quando resgato meu tempo, quando morro de saudades dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.